2022

10 de mai. de 2018

NVDA

NVDA é a sigla em inglês para "Acesso Não-Visual à Área de Trabalho" (NonVisual Desktop Access), um “leitor de tela” gratuito que permite que pessoas cegas e com problemas de visão usem computadores (conhecem o Dosvox?). Ele lê o texto na tela em uma voz computadorizada. O usuário pode controlar o que é lido para ele movendo o cursor para a área relevante do texto com um mouse ou as setas no teclado.
O NVDA possua atalhos de teclado. Um mapa dos atalhos (em inglês) clicando aqui. Para encerrar o programa, pode-se clicar no atalho perto do relógio ou pressionar as teclas NVDA + Q (a tecla NVDA é a tecla Insert ou Ins, por padrão).


O NVDA permite converter o texto em braille, se o usuário do computador possuir um dispositivo chamado de "display braille".
Além da acessibilidade na educação e no emprego para muitos cegos, o NVDA fornece acesso a redes sociais, compras on-line, serviços bancários e notícias.
Funciona com Microsoft Windows. Pode-se copiá-lo para o teu PC, ou para uma pendrive e usá-lo em qualquer computador.


No projeto PhET, dois protótipos de simulações em HTML5 foram testadas com sucesso usando esse recurso. Um desses é Forças e Movimento. Novidades e melhorias devem surgir mais adiante.



Links relacionados:
1) Página do NVDA: www.nvda-project.org
2) Página para copiar o NVDA: https://www.nvaccess.org/download/
3) Outras informações sobre o NVDA: https://medium.com/acessibilito/usando-nvda-para-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-web-acessibilidade-1135698fc9cb
4) Conteúdos sobre acessibilidade web em português: https://medium.com/acessibilito
5) Usar o NVDA para avaliar acessibilidade web: https://webaim.org/articles/nvda/
tela inicial do NVDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...