2022

28 de jul. de 2016

Tabela Periodica com 4 novos elementos

A tabela periódica ficou com seu último período completo, após reconhecimento de 4 novos elementos em janeiro desse ano.
A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) propôs recentemente os seguintes nomes para os elementos 113, 115, 117 e 118 (nihonium, moscovium, tennessine e oganesson, respectivamente).
Os nomes são esquisitos para nós, como tem ocorrido ultimamente e estão para consulta pública (em algum idioma pode ser inadequado, por exemplo).
Organizei a tabela abaixo sobre como ficarão as coisas, se ratificarem tais nomes e símbolos.

Nome Símbolo Número Atômico Origem/Homenagem
nihonium Nh 113 Sintetizado pelo grupo de Kosuke Morita em RIKEN no Japão após bombardearem um alvo de bismuto com núcleos de zinco-70 em 2004 e 2012. Homenagem ao Japão (Nippon), o elemento será o primeiro nome do Leste asiático.
moscovium Mc 115 Homenagem a Moscou, Rússia. Sede do instituto que agrega vários países na pesquisa de elementos superpesados. Também pesquisaram o elemento 117.
tennessine Ts 117 Refere-se ao Tenessi, EUA. É estado americano que concentra boa parte das pesquisas com elementos superpesados.
oganesson
118 Físico nuclear russo Yuri Oganessian, mundialmente reconhecido por liderar pesquisas com elementos superpesados.
A brincadeira é que continuamos sem elemento com símbolo contendo a letra jota.


Vídeo explicando a síntese de elementos superpesados.

Saiba mais
Matéria na Education in Chemistry
Notícia na Agência Brasil
Tabela Periódica da IUPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...