2022

3 de dez. de 2012

Scratch 2.0

O Scratch 2.0 deve ser lançado no início de 2013.
A tradução para vários idiomas está bem avançada.
O slogan para a chamada é "Criatividade e colaboração na web".
Na nova versão, podemos interagir com o programa usando câmera. Também tem a função clonar e seus próprios blocos de programas (essa função já existe em versões alternativas do Scratch que podem ser encontradas na web).
A ideia da clonagem é que um mesmo sprite pode ser executado várias vezes de forma simultânea em diferentes lugares.
Por ser baseado na web, agora poderemos criar botões em que nossos usuarios poderão clicar. Tudo ficará registrado em banco de dados. Isso significa que poderemos criar placares (scores), votações, etc.
As figuras são imagens vetoriais, ou seja, poderemos ajustar seus tamanhos sem perder qualidade!


Não me perguntem como ficará o futuro. O Scratch 2.0 usa flash. Ao mesmo tempo, semana passada dei uma conferida com a Adobe e entendi que eles não oferecerão mais atualizações de seu plugin para a plataforma Linux.
Tiro no pé deles mesmos. Vamos acabar migrando de vez para HTML5 ou alguma outra tecnologia aberta.
Atualização: Já está disponível a versão beta para que possamos explorar novidades do Scratch 2.0. O endereço é beta e será removido tão logo os testes terminem. Usuários que criaram conta até o dia 26 de janeiro de 2013 poderão também fazer login.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...